MENSAGEM A GARCIA

Mensagem a Garcia é um texto escrito pelo jornalista Elbert Hubband, em 1899, durante a Guerra Hispano-Americana. A história é inspirada na biografia do Tenente Adrews Summers Rowan. Rowan recebeu a incumbência do Presidente dos EUA para entregar uma mensagem ao General Calixto Garcia Inguez, líder das forças cubanas, que se encontrava em um lugar incerto, no interior da selva cubana. Alguém lembrou: “Há um homem chamado Rowan; e se alguma pessoa é capaz de encontrar Garcia, há de ser Rowan”.

Era crucial que a mensagem fosse entregue, mas a comunicação era impossível de outra forma: “Rowan foi trazido à presença do Presidente, que lhe deu uma carta com a incumbência de entregá-la a Garcia. De como este homem, Rowan, tomou a carta, meteu-a num invólucro impermeável, amarrou-a ao peito, e após quatro dias, saltou de um barco sem sequer uma cobertura, alta noite, nas costas de Cuba, de como se embrenhou no sertão para depois de três semanas surgir do outro lado da ilha, tendo atravessado a pé um país hostil, e entregue a carta a Garcia, são coisas que não vem ao caso narrar aqui”.

A Mensagem a Garcia é um texto famoso e popular até a metade do século XX, traduzido em 37 idiomas – que anda esquecido, mas serviu de bússola para inúmeras gerações e empresas na contratação de mão de obra e que trata da iniciativa ou da falta dela. Tenta essa mensagem dizer para os homens: aceite os desafios e enfrente-os, com muita dedicação e esforço, e o objetivo será alcançado, pois missão dada, missão cumprida. Veja um trecho do texto:

“Todas as minhas simpatias pertencem ao homem que trabalha conscientemente, quer o patrão esteja, quer não, e ao homem que, ao lhe ser confiada uma carta para Garcia, tranquilamente toma a missiva, sem fazer perguntas idiotas, sem a intenção oculta de jogá-la na primeira sarjeta que encontrar, ou praticar qualquer outro gesto que não seja entregá-la ao destinatário.

Este homem nunca fica “encostado”, nem tem que se declarar em greve para forçar um aumento de ordenado….

A civilização busca ansiosa, insistentemente, homens nestas condições. Tudo que tal homem pedir, conceder-se-á. Precisa-se dele em cada cidade, em cada vila, em cada lugarejo, em cada escritório, em cada oficina, em cada loja, fábrica ou venda …

Eis um homem cuja forma deveria ser imortalizada em bronze e sua estátua erigida em todos os colégios da terra…”

Este texto é de domínio público e encontra-se disponível na Internet. Meu caro leitor quem não o conhece, não perderá nada em gastar uns parcos dez minutos para se ter uma lição de vida ao lê-lo. Existem vídeos (Youtube.com) e um filme (1936) tendo como base o referido texto.

Renato Gomes Nery. E-mail – rgnery@terra.com.br Site – www.renatogomesnery.com.br

PS – “Mensagem a Garcia” tornou-se uma expressão corrente, para designar uma tarefa muito difícil e espinhosa, mas que é absolutamente necessária, e precisa ser realizada de qualquer maneira, sob risco de grandes perdas.

Deixe um comentário