Fanatismo (do francês “fanatisme”) é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranoides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio. (pt.wikipedia.org/wiki/Fanatismo).
Foi irracionalidade do fanatismo que levou Hitler ao poder na Alemanha e que precipitou a genocídio de milhões de pessoas, notadamente das minorias, a quem se culpava de todos os erros e desacertos do País. Enfim, os fanáticos encontraram um bode expiatório de todos os males da nação que prometem resolver com soluções extremadas. O problema do fanatismo é que ele não tem limites e não se pode avaliar inicialmente onde ele pode chegar. Começa com coisas como protestos, passeatas, exposições diárias, culto à personalidade e até propor cadeia aos desafetos e opositores. Não foi isto (cadeia) que um Ministro fez com relação aos membros do STF
Outros sintomas são: A manifesta tentativa de tutelar a Polícia Federal; ameaças veladas e reiteradas contra a ordem legal estabelecida; a existência, noticiada pela imprensa, de um Gabinete das Fake News (Departamento de Propaganda) montado para desmoralizar adversários e desafetos; o agravamento da crise econômica; Pandemia mal combatida; a desmoralização sistemática do prestígio internacional do País; a implicância doentia contra quem não professa o mesmo credo e os louvores insistentes à uma ditadura militar. E até a maior e mais cruel organização supremacista do mundo deu as caras no último final de semana: a Ku Klux Kan.
A liberdade de expressão vem sendo combatida e sistematicamente vilipendiada, pois não se pode tocar no pretenso Salvador da Pátria ou no que ele faz que atinge de morte todos aqueles que o seguem cegamente. Entretanto, ele não tem-se mostrado mediático, errático e sem compromisso com a coerência, com a moral e a decência ao está entregando os anéis e os dedos ao que há de pior na política nacional: o Centrão que patrocinou os maiores crimes de corrupção contra o País.
Os fanáticos não são capazes de decernir o certo do errado, a razão da irrisão. E daí aos desatinos da intolerância e da truculência é um passo. E propõem a eliminar a esquerda que elegeram como inimiga ou quem se oponha a eles. Se a pessoa objeto da sua adoração disser que é certo é. Se disser que é errado é. Enfim, um entorpecimento…. Uma piração…. Uma paranoia…. Um delírio.
Podem me chamar de exagerado, mas não podem negar que não estão tentando chocar o ovo da serpente. Ou então esta turma toda é cachorro que ladra mas não morde e este barulho não passa de bravata! É o que eu acho provável…. Por via das dúvidas, é melhor que se enquadre todos nos rigores da lei, uma vez que existem motivos inclusive para que o Presidente seja afastado e perca o cargo que a população lhe deu de boa-fé achando que lebre era gato.
P.S. – O Ovo da Serpente é o nome de um filme de Ingmar Bergman que mostra os conflitos e a desordem que antecederam a ascensão do nazismo.
Renato Gomes Nery. E-mail –rgnery@terra.com.br